A Tecnodata Educacional é a maior empresa no mercado brasileiro de programas educacionais de trânsito, além de atuar em outros segmentos do setor de educação.
A Tecnodata Educacional é a maior empresa no mercado brasileiro de programas educacionais de trânsito, além de atuar em outros segmentos do setor de educação.
A Tecnodata iniciou suas atividades no mercado de apostilas para CFCs (Centros de Formação de Condutores) no final da década de 90, chegando a liderança absoluta desse segmento no Brasil.
Em 2006, a empresa vislumbrava outros segmentos de mercado, inclusive no exterior mas, tinha a sua imagem associada apenas à produção de apostilas de trânsito.
Com a perspectiva de abertura de novos nichos de mercado e principalmente, com o crescimento das mídias interativas, a Tecnodata, passou a desenvolver softwares, vídeos educativos e portais de Web para segmentos de saúde, meio ambiente e cidadania, além de iniciar um projeto para a criação do primeiro simulador de trânsito de alta tecnologia no Brasil e, portanto, precisava ajustar sua imagem a essas novas perspectivas.
Redesenho de toda a identidade da empresa, mudando o foco da marca, de trânsito, para empresa especializada em processos educativos. A nova marca teve tipologia desenhada com exclusividade, ganhou as cores da bandeira do Brasil no símbolo, destacando a nacionalidade da empresa nas parcerias internacionais, além de ter toda a linha de produtos já existente na área de trânsito, reformulada e modernizada de maneira que harmonizasse com o novo conceito da empresa.
Ao lado: Manual de identidade do novo logotipo.
O lançamento da nova identidade foi feito em evento no Hotel Deville (Curitiba – PR), para os 130 colaboradores da empresa, onde foi divulgado, além da nova identidade, os novos valores, conceitos e foco da empresa.
A partir do novo posicionamento de marca da Tecnodata e a sua expansão para outros setores no segmento de trânsito, além de novos produtos assinados com a marca principal, foram criados o “Portal do Trânsito”, um portal com conteúdo 100% dedicado a temas como educação, prevenção de acidentes, legislação, etc.
No mesmo período, foi criado também o Instituto Prevenir, com a finalidade de promover na sociedade brasileira, uma cultura de prevenção e valorização da vida, principalmente através da educação, com especial atenção para as áreas de: trânsito, saúde, trabalho e sustentabilidade.
Além das estratégias de branding da Tecnodata, Vianello Creative também desenvolveu os logotipos e identidade do Portal do Trânsito e Instituto Prevenir.